Atividades Prevenção


Combinando o que há de mais atual em pesquisa de prevenção ao uso de drogas e a experiência, a Pazinatto Consultoria Educacional promove, há 14 anos, palestras, cursos e workshops na área da promoção de saúde e qualidade de vida.
Visando aumentar a eficácia das iniciativas protetoras, propomos um compromisso compartilhado entre família e escola adotando uma nova forma de abordar os impactos do álcool, tabaco e de outras drogas na sociedade.
Criamos significativas experiências educativas que reforçam a capacidade dos jovens em buscar o mais alto nível da saúde pessoal. Cada atividade tem um objetivo próprio, mas em conjunto buscam um resultado comum: aumentar o conhecimento e promover mudanças.
Palestras periódicas ou uma consultoria permanente pode aumentar seu reconhecimento nas
iniciativas de responsabilidade social.
O ciclo de aprendizagem proposto pela Pazinatto Consultoria Educacional é baseado na confiança e na segurança, representado pelo anel em sua logomarca.
Ciclo de Palestras
Por que prevenir o uso indevido de drogas?
Para cada dólar gasto na prevenção economiza-se de 4 a 5 dólares em custos com tratamento.
O uso precoce de drogas aumenta as chances de desenvolver dependência.
São apenas duas das respostas para os questionamentos levantados por essa palestra.
O que é prevenção?
É uma ciência?
Moda ou necessidade?
Quais são seus pressupostos?
E seus objetivos?
Funciona?
Bases para a prevenção do uso indevido de drogas
Quais são elas e como podemos aumentar sua efetividade?
Como a família pode fazer prevenção?
Não precisamos necessariamente falar sobre drogas com crianças e jovens, mas precisamos ouvir o que eles têm a dizer.
Só que é preciso aprender a ouvir.
Organizando projetos de prevenção para escolas
Essa palestra, de forma simples e objetiva, apresenta estratégias possíveis para o início de um projeto de prevenção.
Promoção de saúde e Qualidade de vida
Existem diferenças entre esses dois conceitos?
De que forma um tema influencia o outro?
Um grupo motivado pode aumentar a preocupação com a saúde e melhorar seu desempenho?
Essa palestra oferece as respostas para essas e outras perguntas.
Novas Drogas
Álcool, tabaco, cocaína e maconha continuam preocupando, mas existem novas drogas aparecendo a cada dia.
Buzina, drogas de prescrição, Ya-Ba, Legal Highs, Salvia Divinorum são só algumas das “novidades” com as quais também devemos nos preocupar.
Informações corretas e adequadas ajudam a proteger as crianças e adolescentes.
Promoção de saúde como estratégia de prevenção
Cada vez mais a sociedade se preocupa com um antigo fenômeno que se confunde com a existência do homem. O consumo de drogas chega ao século XXI não diferenciando gênero, idade ou classe social. Se a experiência de uma sociedade sem drogas não é possível, o trabalho para diminuir seus efeitos e influências em nosso meio é bastante viável. A promoção de saúde, definida pela Organização Mundial de Saúde como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida é uma das estratégias capazes de mostrar aos jovens os riscos do consumo de drogas e os valores negativos envolvidos nesse comportamento.
Estratégias para a implantação de um programa de promoção de saúde
O uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas entre os jovens é cada vez mais preocupante, assim como os comportamentos de risco decorrentes desse abuso. Torna-se fundamental discutir estratégias e atitudes que, além de proteger os jovens, promovam um comportamento mais responsável de toda a sociedade. O educador ou profissional, independente de seu ambiente de atuação, não deve ficar fora dessas discussões.
Do Narguile ao i-Dozer: Como lidar com isso?
Drogas antigas, que "voltaram à moda", e novas "drogas", como as que podem ser adquiridas e experimentadas virtualmente. O objetivo primordial dessa aula é transmitir informações atualizadas sobre o assunto, contribuindo assim para uma política de prevenção. Pais e professores bem informados têm condições de atuar preventivamente, inclusive no esclarecimento de dúvidas das crianças e adolescentes.
Jovens multiplicadores em promoção de saúde: Como desenvolver essa estratégia
O protagonismo juvenil pode ser uma ótima estratégia para o desenvolvimento de efetivos programas de promoção de saúde. O conceito de “peer education”, ainda pouco difundido no Brasil, tem obtido sucesso em manter os jovens longe das drogas e dos comportamentos de risco decorrentes de seu abuso.
O papel da escola e da empresa na prevenção ao uso de drogas
Um programa de prevenção não pode ter como objetivo principal eliminar qualquer incidente com drogas na escola ou na empresa. Também é inviável propor o desaparecimento dos usuários. É impossível uma sociedade sem drogas.
Planejar atividades preventivas é diminuir a probabilidade de o jovem envolver-se com o uso de drogas. Ampliar fatores de proteção e minimizar os fatores de risco deve estar entre os principais objetivos.
Educação e prevenção ao uso de álcool e outras substâncias:
Quais são as diretrizes metodológicas conseguidas até o momento?
Quais são os modelos de prevenção usados nos ambientes educativos? O que funciona e não funciona em prevenção ao uso de drogas? Quais são as principais estratégias para efetivar um programa de prevenção?
Festas de 15 anos
Surgiram no século XVIII nas cortes européias e tiveram sua fase áurea nos anos 50 e 60. Legadas ao ostracismo nas décadas seguintes voltaram com tudo a partir do século XXI. Como são as festas de debutantes hoje em dia? Por que causam tanta ansiedade e preocupação?
Álcool, Tabaco e a Publicidade
A publicidade de bebidas alcoólicas e cigarros é tema fundamental na concepção de políticas públicas de saúde voltadas para prevenção de danos à presente e as futuras gerações.
Redes Sociais/Internet e a Promoção de Saúde
Como a utilização da internet e das redes sociais pode auxiliar um programa de promoção de saúde.
Desconstruindo as Propagandas de Tabaco: Prevenção a Partir de uma Abordagem
Pedagógica
Utilizando conceitos de Mídia Literacy podemos, a partir de antigas propagandas, discutir as estratégias da indústria para difundir o uso tabaco usadas ainda hoje e muitas vezes incorporadas pelas cervejarias.