Dependência de Energéticos

Energéticos podem causar dependência


fonte: Terra.com.br e http://www.uniad.org.br/

Bastante utilizadas no combate à fadiga, bebidas energizantes podem apresentar alguns efeitos colaterais, como insônia e até dependência
Apesar de representarem uma alternativa muito utilizada para driblar os efeitos do cansaço e da fadiga e também para manter o pique, devemos respeitar certos limites na hora de consumir as bebidas energéticas.
Compostas por carboidrato, cafeína e taurina, estas bebidas geram um efeito estimulante voltado ao estado de alerta do corpo. "Os energéticos têm a capacidade de diminuir a sonolência durante um certo período", afirma o nutrólogo Maximo Asinelli.
Justamente devido aos seus componentes, tais bebidas, se ingeridas em excesso, podem causar alguns efeitos colaterais, como aumento da frequência cardíaca e insônia, além de uma possível dependência.
"Os energéticos criam fortes dependência por serem compostos, em sua maioria, por cafeína, e isso pode trazer consequências maléficas ao organismo", alerta Asinelli.
O ideal é consumir apenas a quantidade necessária para se obter os efeitos desejados, sem exageros e sem substituir a água, tão essencial ao corpo, pelos energéticos.
Fernando Fischer

Comentários