Brasil sediará treinamento internacional para tratamento da dependência de drogas

SHIS QI 25 conj 3 casa 7, CEP 71660-230 Brasília, DF, Brasil
Telefone: +55 61 3204-7200 / Fax: +55 61 3204-7222
E-mail: unodc.brasil@unodc.org

Assessoria de Comunicação

Brasil sediará treinamento internacional para tratamento da dependência de drogas


Iniciativa faz parte de projeto global para formação de rede de intercâmbio de boas práticas entre 21 países nos 5 continentes


Brasília, 11 de setembro de 2009 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciam na próxima segunda-feira (dia 14), em Campinas (SP), as atividades da Fase II do Projeto Global TREATNET - Rede Internacional de Tratamento, Centros de Pesquisa e Reabilitação da Dependência de Drogas.

O TREATNET tem como objetivo a prestação de assistência técnica, treinamento, identificação e divulgação de boas práticas, bem como explorar as possibilidades e reforçar as experiências já existentes nos países. O Programa conjunto visa aumentar o nível de conscientização sobre a dependência de drogas como uma doença tratável.

O Brasil está entre os 21 países que integram essa rede e receberá, de 14 a 26 de setembro, um grupo de 43 técnicos e especialistas de cinco países latino-americanos: Brasil, Colômbia, Haiti, Nicarágua e Peru. Os participantes serão capacitados na utilização de uma metodologia desenvolvida na Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos.

Durante dois anos, os profissionais capacitados se comprometem a replicar a metodologia, a cada dois meses, a outras 15 pessoas - formando, assim, uma rede multiplicadora de conhecimento nessa área. Essa atividade faz parte de um projeto global do UNODC e da OMS para ampliar a oferta de tratamento para a saúde mental e a dependência de drogas.

Uma das instrutoras da segunda fase do projeto é Graziella Barreiros, do Centro de Apoio Psicossocial de Diadema (SP). Ela explica que a metodologia desenvolvida nos Estados Unidos serve como uma referência básica, mas cada país participante procura adaptar a metodologia à realidade local. No Brasil, segundo Graziella, a formação na área de saúde é muito genérica e os estudantes saem da faculdade sem um recorte específico para atender a dependência de drogas. "As equipes vão se formando à medida que vão atendendo", explica. Para tentar minimizar esse problema, o projeto TREATNET prevê também a inserção de disciplinas específicas de tratamento de drogas nos cursos universitários da área da Saúde.

Com a implementação dessa metodologia, o UNODC pretende estabelecer padrões de tratamento, baseados em evidências. A proposta é que esses padrões sejam também incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Nosso objetivo é ampliar a capacidade técnica para a prestação de serviços diversificados e eficazes no tratamento da dependência de drogas e serviços de reabilitação, incluindo a capacidade de apoiar o tratamento e atenção do HIV/AIDS", explica Cíntia Freitas, representante adjunta do UNODC para o Brasil e o Cone Sul.

Além dos profissionais do sistema público de saúde, a sociedade civil também participa do treinamento, representada pela APOT - Associação Promocional Oração e Trabalho, que oferece a sede para a realização do treinamento. Com o envolvimento da sociedade civil, espera-se ampliar a padronização de procedimentos junto aos diferentes atores que se dedicam ao tratamento da dependência de drogas.

No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde. "Este projeto é importante para formar profissionais de saúde mental, qualificar o tratamento oferecido pelo SUS e possibilitar a troca de experiências práticas entre profissionais brasileiros e dos outros países", diz Francisco Cordeiro, assessor técnico da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Serviço

A cerimônia de inauguração da segunda fase do Projeto TREATNET será realizada nesta segunda-feira (14/9), às 9 horas, na sede da Associação Promocional Oração e Trabalho - APOT, localizada à Rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1601, Vila Brandina, em Campinas, São Paulo.

Mais informações sobre a TREATNET: www.unodc.org/treatment

Mais informações e contato:


Marcos Ricardo dos Santos
Assessoria de Comunicação
Tel: +55 (61) 3204-7206
E-mail: marcos.santos@unodc.org

Comentários