Informações sobre álcool e outras drogas

Comentei na aula que dei no 20º SINPEEM sobre sites em que as informações sobre álcool, drogas e prevenção são confiáveis.

Neles é possível encontrar de informações científicas a informações mais acessíveis ao grande público. Também existem links para download de livros, folhetos e outras publicações.

Dica: Alguns possuem newsletter. Você cadastra seu e-mail e, periodicamente, recebe informações atualizadas.

CEBRID - O CEBRID é o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, que funciona no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), antiga Escola Paulista de Medicina. É uma entidade sem fins lucrativos e existe exclusivamente para ser útil à população. Para cumprir esta função o CEBRID ministra cursos e reuniões científicas sobre o assunto Drogas, publica livros, faz levantamentos sobre o consumo de drogas entre estudantes, meninos de rua, etc., mantém um Banco de trabalhos científicos brasileiros sobre o abuso de drogas (mais de 4.000) e publica um Boletim trimestral.

PROGREA - Sediado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o PROGREA - Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas vem desenvolvendo trabalhos na área de pesquisa, ensino, assistência e prevenção de álcool, tabaco e outras drogas desde 1981. Seu método se caracteriza por uma abordagem multidisciplinar, com equipe formada por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. O grupo é considerado hoje como Centro de Excelência para Tratamento e Prevenção de drogas, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD.

OBID - O Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas – OBID foi lançado em 2002, durante a Semana Nacional Antidrogas. O projeto foi desenvolvido pela Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, com apoio financeiro do Ministério da Saúde, com objetivo de reunir e coordenar o conhecimento disponível sobre drogas para fundamentar o desenvolvimento de programas e intervenções dirigidas à redução de demanda e oferta de drogas.

UNIAD - A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, na época chefiada pelo Prof. Dr. Marcos Pacheco Toledo Ferraz. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes. A partir de novembro de 1996, ganhou sede própria, universalizou seu atendimento, iniciou suas atividades acadêmicas e parcerias com o setor público e da sociedade civil, sendo a UCAD - Jardim Ângela a iniciativa pioneira.

ABEAD - A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – ABEAD é uma associação que congrega profissionais que trabalham no campo da dependência química no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. Com psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, advogados, líderes comunitários, consultores, professores, entre outros associados, a ABEAD oferece uma vasta variedade de perspectivas e uma troca de experiências dinâmica e atualizada.  Uma entidade civil, sem fins lucrativos, com propósitos científicos, a ABEAD foi fundada em 1989, mantém sua sede estável em Porto Alegre onde está registrada e tem sede itinerante, respeitando a cidade onde vive o presidente em exercício.

ABRAMD - Em abril de 2005, um grupo de profissionais de diversos estados brasileiros começou a refletir sobre a necessidade de uma associação multidisciplinar de estudos na área de drogas de abrangência nacional. Essa demanda vinha sendo observada há muitos anos entre os profissionais de diversas formações. A ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas – nasceu, portanto, com a proposta de ser um fórum de discussão e intercâmbio científico, dentro de uma visão ampla e multidisciplinar. Atualmente a associação conta com cerca de 279 profissionais das mais diversas áreas, entre eles, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos, advogados, biólogos, antropólogos, sociólogos, educadores e assistentes sociais.


Cesar Pazinatto
Professor
Plaxo Twitter Blogger Blog RSS



Posted via email from cesar pazinatto

Comentários