Até quando vai durar?


Mais uma iniciativa da AMBEV tenta promover o “beber responsável”.
Pesquisando em jornais, revistas, via web e no próprio site da companhia, descobri que a iniciativa teve início no último dia 15 de setembro.
A campanha foi batizada de “Dia da Responsa” e trata-se de uma campanha mundial(sic).
A principal peça da campanha é um cartaz com o jogador Cafú. O capitão do penta, segura um cartão vermelho e informa: "A regra é clara: menor de idade não pode beber".
Existe um vídeo anterior com o jogador que quase ninguém viu.
O filme e o cartaz estão aqui no blog.
O material impresso será distribuído nos pontos de venda e em estádios de futebol pelo que eu entendi.
Em dez praças esportivas a cada rodada de jogo do Campeonato Brasileiro, série A, a frase será: “Brahmeiro bebe com responsa”.
A própria AMBEV comenta suas outras iniciativas como o “motorista da rodada” e o “amigo da vez”, essa protagonizada por Ronaldo Fenômeno. Achei engraçado a frase “se beber não dirija” ser qualificada de marcante na descrição do site para a campanha feita pelo atual camisa nove do Corinthians.
Aqui cabe uma pergunta: Alguém se lembra dessas campanhas?
Iniciativas como essa são importantes, mas pouco efetivas.
É absurda a desproporção entre divulgar o “consumo responsável de cerveja” e a divulgação de uma nova cor de lata, por exemplo.
A Brahma que diz ter um “um longo histórico de ações voltadas para o consumo responsável, com diversas ações em campanhas e eventos”, deveria realmente inovar e dar o mesmo destaque para suas propagandas de cerveja e para as suas iniciativas de responsabilidade social.
Resta saber até quando vão divulgar e quais os verdadeiros esforços que serão despendidos em promover essa mensagem.


Comentários