Cinema, propaganda e drogas

Mais uma dica interessante do Blog Dependência Química.

No link acima é possível verificar a lista de filmes sugeridos.

O post é mais voltado para médicos, mas os professores podem se valer de alguns deles para suas aulas voltadas à prevenção ao uso de drogas.

Desde que bem preparadas e dentro de um contexto muito bem definido.

Filmes, palestras, “lições de moral” e outras iniciativas que surgem do nada não funcionam.

Tenho usado, com boa repercussão entre os alunos, propagandas e filmes curtos de animação. Uso para complementar ou iniciar debates sobre o assunto.

Gosto também de trazer algumas coisas antigas para também discutir o contexto histórico.

Aqui, você encontra alguns dos filmes que tenho utilizado.

Dependência Química e o Cinema.

videoterapiaNão é de hoje que o cinema tem demonstrado uma estreita relação com a psiquiatria. É possivel observar tanto a expressão dos elementos da doença mental na arte, quanto o aparecimento das influências dos filmes nos mais variados fenômenos psicopatológicos; incluindo também os diversos aspectos que estão relacionados á dependência química.

Assim, o cinema através da videoterapia tem sido uma valiosa ferramenta para profissionais que desejam trabalhar a psicoeducação com seus pacientes portadores de transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, uma vez que consegue traduzir fenômenos e conceitos complexos para uma linguagem mais acessível e extremamente ilustrativa. Além é claro, de ser fonte de cultura, lazer e emoção.

Para saber mais sobre este assunto, sugerimos duas leituras, além da lista de filmes abaixo que podem ser muito bem, utilizados em settings de tratamento para dependentes químicos, desde que conduzido por profissional com habilidades de suscitar a discussão e promover o adequado debate.

1.    Dependência Química e o Cinema. Pedalino MC & Cordeiro DC. IN: Diehl A, Cordeiro DC, Laranjeira R. Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas. CD Ron. Editora ARTMED, Porto Alegre, 2011.

2.    Cinema e Loucura. Conhecendo os transtornos mentais através dos filmes. J . Landeira- Fernandez & Elie Cheniaux. Editora ARTMED, Porto Alegre, 2010.

Posted via email from cesar pazinatto

Comentários