Opiniões sobre a propaganda de cigarros e outras notícias para lembrar o 31 de maio

 

Opiniões sobre a propaganda de cigarrosact

Fonte: ACTBr e Datafolha Maio/2011

Com essa pesquisa, a ACT comemora o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio pelos países membros da Organização Mundial da Saúde. Além da pesquisa, a ACT aproveita a oportunidade para lançar sua nova campanha “Proteja nossas crianças”, desenvolvida pela EURO RSCG Contemporânea. A ideia é mostrar uma criança comprando uma bala numa loja de conveniência, cercada de propaganda de cigarros por todos os lados no PDV. A campanha conta com um vídeo, pôsteres, cartazes e spot para rádio.

Clique aqui para ler na íntegra.

Aumento de preços pode evitar entrada de jovens no tabagismo

orcamento-cigarro

Fonte : eBand e ABEAD

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o aumento nos preços do cigarro uma das medidas mais eficientes para diminuir a entrada dos jovens no tabagismo.

Os maços do Brasil, comparativamente, é um dos mais baixos do mundo, facilitando a entrada de jovens de baixa renda no tabagismo.

As medidas que devem ser adotadas pelos governos para reduzir as mortes causadas pelo uso do cigarro e pelo tabagismo passivo e serão discutidas até o dia 31 de maio, na série de reportagens da BandNewsFM.

O governo brasileiro foi o segundo a assinar a Convenção Quadro para o controle do tabaco, depois de liderar durante anos as discussões sobre o tratado. O texto entrou em vigor em 27 de fevereiro de 2005.

O Brasil também criou uma Comissão Interministerial para implantação das medidas previstas no tratado, liderado pela médica Tânia Cavalcante. Segundo ela, já é possível fazer um balanço positivo das ações realizadas até agora. “A redução do tabagismo em diversas faixas etárias no Brasil já impacta positivamente na redução das mortes por doenças cardiovasculares, por doenças respiratórias crônicas, assim como na redução das mortes por câncer de pulmão entre homens”.

Mas Tânia Cavalcante admite que ainda há muitos desafios. O tabagismo no Brasil hoje se concentra principalmente na população de menor renda e escolaridade. Os jovens brasileiros também continuam experimentando cigarro bastante cedo.

Leia mais aqui

Jovens iniciam o hábito de fumar cada vez mais cedo

joven e cigarro

Fonte: Bem Paraná e ABEAD

Especialista fala sobre os malefícios desse mau hábito e dá dicas para quem quer parar de fumar

Curiosidade, aceitação social e contato desde cedo com fumantes. Esses são apenas alguns dos inúmeros motivos que levam um jovem a colocar o primeiro cigarro na boca. Muitos fumantes entram nessa cortina de fumaça antes de completar a maioridade. Pesquisas mostram que o fumo é responsável por 30% das mortes ocasionadas por câncer, sendo 90% dos casos, o de pulmão.

Além disso, o fumo está ligado à origem de tumores malignos de outros órgãos como: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago.

A principal substância ativa encontrada naturalmente no tabaco - matéria prima que dá origem ao cigarro - é a nicotina, poderoso estimulante do sistema nervoso central. Com o início do consumo dessa substância, o cérebro exige quantidades cada vez maiores, e isso explica porque as pessoas tornam-se viciadas.

Apenas na fumaça do cigarro existem mais de 4.770 substâncias tóxicas como nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e até radioativas como polônio 210 e cádmio, que também são encontradas nas baterias de carros.

“O tabagismo, doença caracterizada pelo vício ao cigarro, foi conceituada pelo Código Internacional de Doenças (CID) como sendo um grupo de transtornos mentais e de comportamento, decorrentes do uso de substâncias psicoativas (drogas de atuação sobre o sistema nervoso central)”, explica o pneumologista do Frischmann Aisengart, Roberto Rodrigues Junior.

Leia mais aqui

Comentários

Unknown disse…
O cigarro é um mal que deve ser combatido em todos os cantos do mundo.
Mas enquanto não nos livramos desse terrível vício, temos que conviver com milhões de bitucas descartadas diariamente.
Pensando nisso a empresa Paranaense ECOCITY Soluções Ambientais, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO de coleta e reciclagem do resíduo.
O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
Conheçam mais:
http://www.ecocitybrasil.blogspot.com