Abaixo, algumas notícias sobre o tabaco publicadas no Blog Dependência Química
Fumar é pior para as artérias femininas
Efeito dos cigarros fumados na progressão do dano foi cinco vezes maior em mulheres do que em homens
The New York Times
Fumo: dano é maior nas artérias femininas
Fumar causa mais dano arterial em mulheres do que em homens, mostram resultados preliminares de um recente estudo europeu que examinou com aparelhos de ultrassonografia as artérias carótidas – vasos sanguíneos de grosso calibre que levam o sangue ao cérebro – de 1.893 mulheres e 1.694 homens em cinco países: Finlândia, Suécia, Holanda. França e Itália.
Modelo começou a fumar aos 12
Primeiros cigarros eram comprados em bancas
Clarissa Thomé - O Estado de S.Paulo
O modelo Théo Mariotti, de 18 anos, tinha 12 quando experimentou o primeiro cigarro. Filho de uma especialista em saúde pública, não faltava informação sobre o mal que o produto causaria. "Era uma modinha na escola.
“Eu sabia que fazia mal, mas acabei entrando nessa”, conta.
Metade dos jovens entre 13 e 15 anos já comprou cigarro, aponta pesquisa
Clarissa Thomé - O Estado de S.Paulo
Levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revela que, apesar de lei federal proibir a venda do produto para menores de idade, os adolescentes não são impedidos de comprar cigarros; ONG propõe mais restrição para acesso dos jovens ao tabaco.
Número de pessoas que fumam dois ou mais maços de cigarro por dia cai 31% na cidade de São Paulo
Agência Brasil - Flávia Albuquerque
São Paulo – O número de fumantes pesados - que fumam mais de dois maços de cigarro por dia – caiu 31% na cidade de São Paulo entre 2009 e 2010, de acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2009 foram classificados como fumantes pesados 42,15% dos paulistanos e em 2010, 28,83% em pesquisa do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) que entrevistou mil pessoas.
Fumo passivo prejudica desempenho escolar de crianças
Estudantes que vivem em casas com fumantes têm índices maiores de faltas
Crianças que vivem em casas onde moram pessoas fumantes faltam mais às aulas do que os demais. Isso porque jovens expostos ao fumo passivo dentro de casa têm índices mais altos de doenças respiratórias. Os dados integram um levantamento nacional feito nos Estados Unidos pelo Hospital Geral de Massachusetts (MGH, sigla em inglês) e publicado do no periódico Pediatrics. O estudo concluiu que tais crianças se utilizam mais de hospitais e sos serviçoes de saúde do país - e, portanto, são mais caras à economia.
Comentários