16th Alcohol Policy - Primeiro dia

Dr. Rehm falando para o público na conferência principal
Muito interessante todas as atividades que assisti no primeiro dia da AP.16
Em Preventing binge drinking on college campuses: A guide to best pratices, Toben Nelson da Universidade de Minessota apresentou as ferramentas e as estratégias usadas por seu grupo para diminuir as consequências do abuso de álcool entre os estudantes.
Entre outras coisas, ele disse que iniciativas como o "O motorista da vez" não apresenta muita efetividade assim como "social norms" e uma tal de "medical amnesty". Essa última funciona mais ou menos assim: Se o estudante alcoolizado for encaminhado para o médico, o colega que o levou está livre de sanções disciplinares.
A conferência principal foi Global perspectives on the status of alcohol policy. Participaram representantes da OMS, a renomada Sally Casswell e Jürgen Rehm da Universidade de Toronto. Esse último causou certa polêmica ao afirmar que alguns dados da Global burden of disease da OMS estariam superestimados.
A mais interessante do dia foi: Can the alcohol industry do more to protect youth from exposure to their advertising?
Nessa plenária, Dr. David Jernigan e seu grupo apresentaram dados das pesquisas sobre propaganda de álcool no Facebook e foi muito gratificante perceber que estamos (Ilana, Alan, Daniela e eu) no mesmo nível em nossas pesquisas nessa área.
Para encerrar esse primeiro dia assisti a mesa Alcohol policy perspectives from Brazil and China. Ilana e Daniela pelo Brasil e Qing Li pela China mostraram as diferenças entre os dois países.
Sem bairrismos, a parte brasileira foi a melhor. 
Daniela mostrou as "tentativas" da indústria do álcool no desenvolvimento de programas sociais e Ilana despertou grande interesse ao apresentar, como capítulos de uma novela, como era, como ficou e como está a situação da venda de bebidas.
O segundo dia promete.

Comentários