31 de maio, dia mundial sem tabaco

Hoje é o 26º ano em que se comemora o dia mundial sem tabaco.
A OMS (Organização Mundial da Saúde criou a data que neste ano tem como tema: "Proibição de publicidade e patrocínio do tabaco" 
Para ajudar nas reflexões sobre o hábito de fumar, publico 4 notícias sobre o tema.



Crianças são as mais afetadas por fumo passivo

Thaís Moraes - Diário do Grande ABC

Todos sabem que fumar é extremamente prejudicial à saúde. Quem consome tabaco tem chances enormes de desenvolver vários tipos de câncer, doenças respiratórias, cardíacas e derrame. Mas o cigarro não afeta somente fumantes.
Hoje, no Dia Mundial Sem Tabaco, o alerta é para as pessoas que convivem com tabagistas, os chamados fumantes passivos, que também possuem grandes probabilidades de ficar doente. 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que 40% das vítimas do fumo passivo têm até 5 anos. Cerca de 700 milhões de crianças em todo o mundo estão expostas à fumaça do cigarro dentro de casa. Além disso, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo.
“A imunidade da criança é diferente da de um adulto. Como o sistema respiratório é mais frágil, o risco de elas desenvolverem doenças pulmonares é maior”, explica o diretor de promoção da saúde cardiovascular da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Carlos Alberto Machado.
Por esse motivo, a SBC elaborou neste ano uma cartilha para informar que crianças são as mais vulneráveis ao fumo passivo. O intuito é que elas conscientizem os pais a abandonarem cigarro. “Queremos que os pequenos virem agentes de saúde. Eles têm mais poder sobre os pais mais do que os profissionais”, justifica Machado.

Fumantes poderiam economizar mais de 2 mil reais se deixassem o cigarro


Tabaco é responsável direto por dois em cada dez tumores

Jornal do Brasil

O tabaco é responsável direto por dois em cada dez tumores, mostra estudo do Instituto Catalão de Oncologia – Hospital Duran i Reynals, que seguiu cerca de 440 mil pessoas durante 11 anos.
Das 441.211 pessoas seguidas, 14.563 desenvolveram um tumor relacionado ao hábito de fumar, informou o instituto, a propósito do Dia Mundial sem Tabaco, que será lembrado nesta sexta-feira (31).
O estudo, publicado na revista Journal of Clinical Oncology, confirma que o hábito de fumar é causa de 80% dos tumores do pulmão e da laringe, assim como de 20% a 50% dos demais tumores respiratórios, digestivos e do trato urinário.

Cigarro vicia tanto quanto heroína e crack, diz psquiatra


Em todo o mundo, seis milhões de pessoas morrem por ano vítimas do cigarro. Só no Brasil 130 mil morrem em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo, ou seja, 13% das mortes no País. Nesta sexta-feira (31), em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, o psiquiatra Thiago Fidalgo, coordenador do setor de adultos e adolescentes do Proad (Programa de Orientação a Atendimento a Dependentes) da Unifesp afirma que, ao lado da heroína e do crack, o tabaco é uma das drogas com maior potencial de causar dependência.
Além disso, o médico afirma que o tratamento é um dos mais difíceis. A duração média é de três a quatro meses, mas a vigilância deve ser mantida a vida toda.
— O índice de recaídas é altíssimo. As taxas de sucesso, usando medicação, terapia e grupo de apoio, são de 50%. Nosso objetivo é ajudar a pessoa em seu esforço para abandonar o vício.

Comentários