Dois Pesos e Duas Medidas - Filme discute a responsabilidade civil da indústria do tabaco



A Aliança de Controle do Tabagismo - ACT lançou ontem no Rio de Janeiro o documentário “Dois Pesos e Duas Medidas”. Com 26 minutos de duração e dirigido pelo cineasta e professor de cinema Rodrigo Gontijo, o filme conta a história de José Carlos Marques, aposentado que teve as duas pernas amputadas por causa de uma doença comprovadamente relacionada ao fumo, a tromboangeíte obliterante. Sua imagem ilustrou a primeira rodada de advertências sanitárias nos maços de cigarro, a partir de 2001.
O filme foi produzido através de financiamento coletivo via plataforma Catarse.
O lançamento em São Paulo será no dia 24 de abril(quinta-feira) das 19h às 21h na Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207 Vila Clementino.
José Carlos entrou com uma ação indenizatória contra a fabricante dos cigarros que fumou por mais de 30 anos e não conseguiu ter seu pleito atendido. Ao contrário do que seria esperado, a Justiça não aplicou as normas de defesa do consumidor ao seu caso sob a justificativa de que o Código de Defesa do Consumidor não existia à época em que ele começou a fumar, quando tinha somente 15 anos.
Através de sua história, o filme traz a opinião de especialistas em Direito, Saúde e políticas públicas com o intuito de promover o debate na sociedade sobre como o Poder Judiciário vem usando pesos e medidas diferentes quando se trata do direito do consumidor tabagista e a responsabilidade civil empresarial.
Para Paula Johns, diretora-executiva da ACT, “a intenção do documentário é chamar a atenção para o fato de que fabricantes de cigarros, indústrias bilionárias, não têm sido responsabilizados na Justiça pelos danos causados a seus consumidores”.
Segundo ela, a indústria fica somente com os bônus do seu negócio, deixando todo o ônus para o consumidor e o Estado. É uma indústria que produz um produto que mata um em cada dois usuários regulares e que causa forte dependência. “Durante anos, a indústria escondeu pesquisas e evidências que comprovavam o poder de adição da nicotina, o elo entre o fumo e doenças como câncer e que sempre usou um marketing agressivo para promover seus produtos”, explica Paula.
O filme apresenta entrevistas com especialistas médicos, como os oncologistas Marcos Moraes, presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, Roberto Gil, do Instituto Nacional de Câncer e diretor da Oncoclínica, e a epidemiologista Vera Luiza da Costa Silva, nova chefe do Secretariado da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, sobre os males associados ao fumo. Já os advogados Eduardo Motta, Manoel de Paula e Silva e o procurador do Ministério Público de São Paulo João Lopes Guimarães abordam bordam a questão a responsabilidade civil da indústria do tabaco. O documentário também ouviu a advogada Clarissa Homsi e a socióloga Paula Johns, respectivamente coordenadora jurídica e diretora-executiva da ACT, e Malga di Paula, viúva do ator e comediante Chico Anysio, que declarou que o maior arrependimento que teve na vida foi começar a fumar.

Mais informações sobre o filme: http://www.doispesosduasmedidas.org.br


Comentários