Consumo de álcool nos países desenvolvidos




No dia 12 de maio foi divulgado um relatório avaliando o consumo de bebidas alcoólicas entre os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE). A organização internacional surgida na França em 1948, congrega 34 países que através da comparação de suas políticas econômicas buscam "solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais". Bem pelo menos é isso que diz a Wikipedia.
Lá também está escrito: "A maioria dos membros da OCDE é composta por economias com um elevado PIB per capita e Índice de Desenvolvimento Humano e são considerados países desenvolvidos". Porém, o site desse organismo internacional cita o Brasil como membro. Será?
Bom voltemos ao relatório.
Entre outras coisas ele reforça que o consumo de álcool é um problema de saúde pública mundial e que beber de forma prejudicial continua crescendo entre os jovens e as mulheres.
A causa disso, ainda de acordo com a publicação, é o aumento da oferta e as propagandas de bebidas que tornaram-se mais efetivas e acessíveis.
O volume de bebidas alcoólicas consumidas entre os países membros é de cerca de 10 litros per capita/ano. Apesar de ter caído ligeiramente nos últimos vinte anos foi possível avaliar um aumento significativo em países Finlândia, Israel, Noruega, Polônia, Suécia. Na Rússia, Brasil, Índia e China o consumo que era baixo nos últimos 2 anos também aumentou.
Avaliou-se também o consumo entre os menores de 15 anos durante a última década e neste caso entre os meninos o aumento foi de 30% para 43% e entre as meninas foi de 26% para 41%.
No site com os resultados, além do vídeo contando sobre a situação do consumo é apresentado um painel interativo. Nele basta clicar sobre o país para ter acesso aos respectivos dados de consumo. Reproduzo os dois abaixo.
Em tempo: Os dados Brasil não estão disponíveis.





Comentários