“Universitárias trabalhando bebem mais”

No dia 19 de abril, a maioria dos jornais publicou os principais resultados de uma pesquisa do Ministério da Saúde que mostrou que o brasileiro está bebendo mais, fumando menos e se alimentando mal.

A VIGITEL 2010 ouviu, via telefone, cerca de 54.000 pessoas. Todas maiores de 18 anos e espalhadas em 27 capitais brasileiras.

Vou me ater aos resultados sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

A pesquisa mostrou que o percentual de brasileiros que bebem em excesso passou de 16,1% em 2006 para 18% em 2010. Além disso, mostrou que mulheres estão bebendo mais do que antigamente. No primeiro levantamento, 8,2% das mulheres bebiam. No ano passado, este número subiu para  10,6%.

Na Folha de São Paulo, Amadeu Roselli Cruz, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), diz que o aumento do consumo de álcool entre as mulheres seria devido à inserção delas no mercado de trabalho e nas universidades.

Resumindo a pesquisa de maneira grosseira a uma frase teríamos: “Universitárias trabalhando bebem mais”.

Atribuir esse aumento apenas ao fato de que as mulheres estão trabalhando e estudando mais é falta de conhecimento.

Não se pode deixar de mencionar as propagandas de bebidas alcoólicas - principalmente cerveja - como um dos fatores responsáveis por esse aumento de consumo na população em geral.

Para ajudar nessa discussão, seria bom mostrar algumas iniciativas preocupantes envolvendo cerveja e universidades.

Não sei se todo mundo conhece, mas a cerveja Skol, uma das marcas da Ambev tem em seu site uma página intitulada “Circuito Skol Facul”. Nela, os universitários têm acesso a informações bem “educativas” como a que reproduzo abaixo.

skol facul

semana de provas

Depois ser orientado sobre como lidar com o “milenar método de tortura” conhecido como Semana de Provas, o estudante pode escolher uma infinidade de baladas, que “gentilmente” o site divulga. Veja abaixo:

festas skol

Essa mesma marca de cerveja, no ano passado, patrocinou uma competição entre residências estudantis chamada “República Redonda”.

rep redonda

Os estudantes inscritos deveriam completar 12 “tarefas” e as repúblicas que fizessem mais pontos receberiam prêmios variados. De TV LCD a trono. Tudo decorado com o logo e as cores da “cerveja que desce redondo”prêmios1

Precisa dizer mais alguma coisa?

Comentários